CEO 10 anos – CEO Associação Nacional
O CEO (Centro de Estudos do Oitocentos) completou 10 anos e convida a todos para esta celebração em um seminário que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2013, na Universidade Federal Fluminense. Nesta ocasião, será votada a proposta de transformação do CEO em uma associação nacional, ao abrigo da ANPUH nacional, e serão eleitos uma primeira diretoria e conselhos.
Desde 2002, o CEO propõe constituir-se em um espaço interinstitucional, direcionado para o estudo da história do que se convencionou denominar de longo século XIX, período que se estende desde o que se conhece como a crise do sistema colonial, em fins do século XVIII, até o final da chamada República Velha. O CEO associação nacional pretende reunir núcleos, laboratórios, linhas de pesquisa, professores e alunos de graduação e de pós-graduação de diferentes instituições e entidades, pesquisadores da temporalidade, com o intuito de trocar informações, montar bancos de dados, compartilhar experiências e discutir resultados de investigações e bibliografias afins. Será, portanto, aberta a todas as vertentes interpretativas e de livre associação.
Ao longo deste período foi apoiado e financiado pelos projetos PRONEX propostos pelo professor José Murilo de Carvalho (Edital 2003- “Nação e cidadania no Império: novos horizontes” e Edital 2006 – “Dimensões da cidadania no século XIX”) e por Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves (Edital 2009 – “Dimensões e fronteiras do Estado brasileiro no século XIX “. Os dois primeiros coordenados executivamente por Gladys Sabina Ribeiro e o terceiro por Lúcia Maria Paschoal Guimarães.
Incrições para apresentação de trabalho (pós-graduandos e doutores): solicitar ficha pelo e-mail : ceo10anos@gmail.com
Serão aceitas 24 comunicações.
Comissão organizadora: Gladys Sabina Ribeiro (UFF), Ismênia de Lima Martins (UFF), Ricardo Salles (UNIRIO), Tânia Bessone (UERJ) e Silvana Mota Barbosa (UFJF)
Incrições para assistência: solicitar ficha pelo e-mail : ceo10anos@gmail.com
(Certificado de participação com 75% de frequência)