Foto de Ismênia de Lima Martins

Ismênia de Lima Martins


UFF

Professora Emérita da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde se graduou e se licenciou em História (1967). Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1973). Participou do Programa de Pós-Doutorado CAPES-COFECUB. École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris 1988-1990). Especialista em História do Brasil com ênfase no 2º Reinado e na 1ª República, e no campo da história socio-econômica. Trabalha principalmente com os temas relacionados a história fluminense, imigração e gênero. Já orientou 32 dissertações de mestrado, 14 teses de doutorado. Pesquisadora 1A do CNPQ (1988-1996). Ex presidente da Associação Nacional de Professores de História, Coordenadora de Editoração e Acervo da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro/FAPERJ e Membro do Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, onde orienta 4 teses de doutorado e integra a Comissão de Altos Estudos do Programa Memórias Reveladas da Casa Civil da Presidência da República, e a Coordenação do projeto Portugueses no Brasil, em cooperação com o CEPESE da Universidade do Porto. É coordenadora do GT Imigração, Identidade e Cidadania da ANPUH e do Projeto Entrada de Imigrantes no Brasil, Listagem de Vapores, Arquivo Nacional, BNDES. Presidente da Associação Cultural do Arquivo Nacional e Sócia Honorária do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro – IHGB.

Livros publicados


Livro Dossiê Imigrações.

Dossiê Imigrações.

(org.), 2017
Gladys Sabina Ribeiro (org.)
Ismênia Lima Martins (org.)
Erica Sarmiento (org.)

É sob a luz das questões e inquietações do presente que o dossiê
Imigrações, organizado pelas professoras Ismênia de Lima Martins,
Gladys Sabina Ribeiro e Érica Sarmiento, aborda o “longo século
XIX”- e os seus diferentes fluxos migratórios e grupos de imigrantes
que encontraram nas Américas seu pouso e destino.

Livro O Oitocentos sob novas perspectivas.

O Oitocentos sob novas perspectivas.

Gladys Sabina Ribeiro (org.), 2014
Ismênia de Lima Martins (org.)
Tânia Maria Bessone da Cruz Ferreira (org.)

O Oitocentos sob novas perspectivas reúne dezesseis artigos selecionados por pareceristas dentre as vinte e nove comunicações que foram enviadas às organizadoras. Divide-se em quatro partes: Os Mundos dos Negócios e do Trabalho; O Jogo da Política e a Diplomacia; Ciências e Letras e Culturas e Sociabilidades. Foi resultado do Seminário que comemorou 10 anos de fundação do CEO (Centro de Estudos do Oitocentos), ocorrido na UFF, em 2013. Neste evento, fundou-se a SEO (Sociedade de Estudos do Oitocentos).

Livro 1808. A Corte no Brasil

1808. A Corte no Brasil

Ismênia de Lima Matins (org.), 2010
Márcia Motta (org.)

O livro é resultado de um encontro realizado em março de 2008 entre 46 especialistas brasileiros e estrangeiros na comemoração de 200 anos da vinda da corte portuguesa para o Brasil. A obra reúne dezenove artigos que discutem as razões e consequências da família real ter mudado sua sede para a até então colônia portuguesa. “O material reunido, composto de textos marcadamente originais e relevantes, propiciou a formação de um livro com organicidade própria, autônomo em relação ao congresso”, definem as organizadoras da obra.

Livro E / imigrações : histórias, culturas e trajetórias.

E / imigrações : histórias, culturas e trajetórias.

Ismênia de Lima Martins , 2010
Alexandre Hecker (org.)

Este livro vem comprovar o crescente dinamismo dos estudos migratórios no Brasil. Reunindo textos de pesquisadores veteranos e de uma nova geração, compõe um rico panorama das variadas linhas de análise possíveis. Fenômeno do passado e do presente, e também um desafio para as gerações futuras, a migração merece atenção cada vez maior em função de seu peso no desenvolvimento de políticas públicas sérias. Aprofundar seu estudo, portanto, é fundamental. Assim, os 21 estudos, dispostos em 3 blocos temáticos “Histórias”, “Culturas” e “Trajetórias” abordam temas como: imigração japonesa no Rio Grande do Sul; ser italiano no Brasil; manifestações identitárias de imigrantes espanhóis no sul do país.

Livro Dom João VI e a Biblioteca Nacional: um legado em papel

Dom João VI e a Biblioteca Nacional: um legado em papel

Ismênia de Lima Martins (org.), 2008
Vitor Fonseca (org.)

Repertório de fontes documentais selecionadas pela representatividade que assumem ao evocarem o período joanino, esta edição foi motivada pelo aniversário de 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil.

Livro A emigração portuguesa para o Brasil

A emigração portuguesa para o Brasil

Ismênia de Lima Martins, 2007
Fernando de Sousa (org.)
Conceição Meireles Pereira (org.)

 

Esta publicação reúne as comunicações apresentadas no II Encontro Internacional A Emigração Portuguesa para o Brasil, no âmbito do projecto A Emigração do Norte de Portugal para o Brasil, que teve lugar entre os dias 24 e 29 de Julho de 2006, no Auditório da Universidade Lusíada do Porto, com o objectivo de estabelecer o necessário espaço de reflexão e debate entre investigadores desta temática, reunindo para o efeito mais de trinta e cinco especialistas, portugueses e brasileiros.

Colaboraram nesta obra:

 

Livro Portugueses no Brasil: migrantes em dois atos.

Portugueses no Brasil: migrantes em dois atos.

Ismênia de Lima Martins (org.), 2006
Fernando Sousa (org.)

 

Este volume, coordenado pelos professores Ismênia Martins e Fernando de Sousa, reúne os trabalhos produzidos pelos investigadores brasileiros e portugueses no I Seminário Internacional sobre A Emigração Portuguesa para o Brasil, em Novembro de 2005, no Rio de Janeiro, tendo sido co-editado, em 2006, pelo CEPESE e pela FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Colaboraram nesta obra:

 

Livro História e Cidadania

História e Cidadania

Ismenia de Lima Martins, 1998
Outros (org.)

Revista da ANPUH do XIX Simpósio Nacional de História.  2 volumes

Livro Cidade Múltipla. Temas de História de Niterói

Cidade Múltipla. Temas de História de Niterói

Ismênia de Lima Martins (org.), 1997
Paulo Knauss (org.)

Cidade Múltiplas: espaço de vários tempos, território do poder regional, região de produção, lugar de pequenos produtores rurais e de operários da indústria naval, além de cidade da gestão do sistema educacional e da criação cultural.Niterói se define assim pela sua multiplicidade….

Projetos de pesquisa em andamento


Projetos de pesquisa concluídos


Entrevistas


Orientandos