
Tensões políticas, cidadania e trabalho no longo Oitocentos
Gladys Sabina Ribeiro (org.), 2021Karoline Carula (org.)
Os interesses dos pesquisadores do CEO reunidos no projeto Universal “Poderes políticos, trocas culturais e cidadania em dois momentos (1840-1857 e 1870- 1920)” giram ao redor da problemática e da discussão historiográfica sobre a formação da Nação e
da cidadania, no longo século XIX.
Desta forma, este livro surgiu do diálogo e das conexões entre os pesquisadores do CEO, do NEMIC e do HEQUS, núcleos de investigação pertencentes ao Instituto de História da UFF. A centralidade do Estado e das suas instituições, ao longo do Oitocentos e dos primeiros anos da República, foram chaves importantes para analisar a atuação tanto de grupos sociais, quanto de políticos inseridos em seus partidos; a situação de trabalho de escravos, de libertos e de livres; bem como problemas econômicos variados desenhados nos anos oitocentos e iniciais da República. Contudo, essa perspectiva não negligenciou a compreensão dos períodos tratados e das mudanças ocorridas como decorrência da negociação permanente entre o governo e os movimentos e demandas oriundas da sociedade organizada ou não.

Palavras e brados – José do Patrocínio e a imprensa abolicionista do Rio de Janeiro
Humberto Fernandes Machado, 2014O livro tem uma forte dose de estudo biográfico, centrado na trajetória de José do Patrocínio, sem dúvida, um dos mais empenhados lutadores da causa abolicionista. Mas não se trata de uma biografia clássica, longe disso, trata-se de uma história pensada e apoiada em uma gama enorme de fontes.
Pesquisa histórica pacientemente realizada nos principais jornais da época e lastreada em farta documentação de arquivo, este livro apresenta um estudo crítico da trajetória de vida de um personagem singular, um grande jornalista negro, figura-chave da luta antiescravista, um dos personagens mais complexos e reveladores da história do Brasil.
O livro mostra as contradições de um país em que conviviam o arcaico e o moderno, escravidão e exclusão social, com o pensamento político liberal, filho do pensamento iluminista.
