Foto de Humberto Fernandes Machado

Humberto Fernandes Machado


UFF

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1983) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1991). Professor da UFF desde 1977, onde exerceu o cargo de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação. Publicou diversos artigos em revistas especializadas, anais de congressos, capítulos de coletâneas e três livros, entre os quais Palavras e Brados. José do Patrocínio e a Imprensa Abolicionista do Rio de Janeiro, finalista do Jabuti,na categoria Comunicação, , em 2015. Orientou Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. Participa como pesquisador do projeto PRONEX / CNPq / FAPERJ, Caminhos da Política no Império do Brasil, vinculado ao Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais, da UERJ, e integra o Centro de Estudos do Oitocentos, sediado na UFF. Tem experiência em História do Brasil, com ênfase nos seguintes temas temas: Estado Imperial, escravidão e abolicionismo, imprensa e intelectuais, reformas urbanas no Rio de Janeiro.

Livros publicados


Livro Tensões políticas, cidadania e trabalho no longo Oitocentos

Tensões políticas, cidadania e trabalho no longo Oitocentos

Gladys Sabina Ribeiro (org.), 2021
Karoline Carula (org.)

Os interesses dos pesquisadores do CEO reunidos no projeto Universal “Poderes políticos, trocas culturais e cidadania em dois momentos (1840-1857 e 1870- 1920)” giram ao redor da problemática e da discussão historiográfica sobre a formação da Nação e
da cidadania, no longo século XIX.
Desta forma, este livro surgiu do diálogo e das conexões entre os pesquisadores do CEO, do NEMIC e do HEQUS, núcleos de investigação pertencentes ao Instituto de História da UFF. A centralidade do Estado e das suas instituições, ao longo do Oitocentos e dos primeiros anos da República, foram chaves importantes para analisar a atuação tanto de grupos sociais, quanto de políticos inseridos em seus partidos; a situação de trabalho de escravos, de libertos e de livres; bem como problemas econômicos variados desenhados nos anos oitocentos e iniciais da República. Contudo, essa perspectiva não negligenciou a compreensão dos períodos tratados e das mudanças ocorridas como decorrência da negociação permanente entre o governo e os movimentos e demandas oriundas da sociedade organizada ou não.

Livro Palavras e brados – José do Patrocínio e a imprensa abolicionista do Rio de Janeiro

Palavras e brados – José do Patrocínio e a imprensa abolicionista do Rio de Janeiro

Humberto Fernandes Machado, 2014

O livro tem uma forte dose de estudo biográfico, centrado na trajetória de José do Patrocínio, sem dúvida, um dos mais empenhados lutadores da causa abolicionista. Mas não se trata de uma biografia clássica, longe disso, trata-se de uma história pensada e apoiada em uma gama enorme de fontes.

Pesquisa histórica pacientemente realizada nos principais jornais da época e lastreada em farta documentação de arquivo, este livro apresenta um estudo crítico da trajetória de vida de um personagem singular, um grande jornalista negro, figura-chave da luta antiescravista, um dos personagens mais complexos e reveladores da história do Brasil.

Livro O Império do Brasil

O Império do Brasil

Humberto Fernandes Machado, 1999
Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves

O livro mostra as contradições de um país em que conviviam o arcaico e o moderno, escravidão e exclusão social, com o pensamento político liberal, filho do pensamento iluminista.

Livro Escravos, senhores & café: a crise da cafeicultura escravista do Vale do Paraíba fluminense, 1860-1888

Escravos, senhores & café: a crise da cafeicultura escravista do Vale do Paraíba fluminense, 1860-1888

Humberto Fernandes Machado, 1993

Projetos de pesquisa em andamento


Projetos de pesquisa concluídos


Orientandos