Foto de Alexandre Mansur Barata

Alexandre Mansur Barata


UFJF

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora. É pesquisador principal do Núcleo de Estudos em História Social da Política (NEHSP-UFJF); do Grupo de Pesquisa “Sociabilidades, redes de poder e disputas políticas: a maçonaria no mundo Atlântico, século XIX” (USP); pesquisador externo do Centro de Estudos do Oitocentos (CEO-UFF), onde desenvolve pesquisas nas seguintes temáticas: História política e cultural da América Portuguesa (final do século XVIII e início do século XIX); História das sociabilidades modernas e da maçonaria; História do Brasil (século XIX); História de Minas Gerais (século XIX).

Livros publicados


Livro Dos poderes do império: culturas políticas, redes sociais e relações de poder no Brasil do século XIX

Dos poderes do império: culturas políticas, redes sociais e relações de poder no Brasil do século XIX

Silvana Mota Barbosa (org.), 2014
Alexandre Mansur Barata (org.)
Maria Fernanda Martins (org.)
Livro Maçonaria, Sociabilidade Ilustrada e Independência do Brasil (1790-1822)

Maçonaria, Sociabilidade Ilustrada e Independência do Brasil (1790-1822)

Alexandre Mansur Barata, 2006

Este livro analisa a inserção e a trajetória da maçonaria e dos maçons no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, na virada do século XVIII para o século XIX, procurando identificar as diferentes práticas políticas e culturais que caracterizavam sua forma de atuação. Faz uma leitura do processo que antecedeu a Independência do Brasil, marco primeiro da construção do Estado nacional, a partir da discussão relativa ao papel dos diferentes espaços de sociabilidade que se desenvolvem naquele momento, especialmente a maçonaria.

Livro Luzes e Sombras: a ação da maçonaria brasileira (1870-1910)

Luzes e Sombras: a ação da maçonaria brasileira (1870-1910)

Alexandre Mansur , 1999

Durante as últimas décadas do século XIX e os anos iniciais do século XX, a Maçonaria brasileira constituiu-se na principal e mais bem estruturada organização no que dizia respeito à necessidade de se instituir uma sociedade mais secularizada. Nesta perspectiva, este livro analisa a atuação dos maçons, bem como a singularidade da ‘sociabilidade maçônica’.

Projetos de pesquisa em andamento


Projetos de pesquisa concluídos


Orientandos